Amigo é quem, conhecido ou não, vivo ou morto, nos faz pensar, agir ou se comportar no melhor de nõs mesmos. É quem potencializa esse material. Há que contar com algum elemento popiciador, uma afinidade, empatia, amor, um pouco de tudo isso. E sempre melhoramos quando agimos no melhor de nós! é a mais terapêutica das atitudes, a mais recompesadora. A verdadeira amizade - salvo melhor juízo - é a que transcende os encontros, os conhecimentos, o passado em comum, aventuras da juventude vividas junto. É a que passa até por desencantos porém não acaba. Salva por misteriosa compreensão do outro.
Um escritor ou compositor morto há mais de 100 anos pode ser o seu maior amigo. Esse conceito de amizade supera aquele outro mais comum: a de que amigo é alguém com quem temos afinidade, alguma forma de amor não sexual alguém com quem podemos contar no infortúnio, na tristeza, pobreza, doença ou desconsolo. Claro que isso é também amizade, mas o sentido profundo desse sentimento desafiador chamado amizade é proveniente de pessoas, conhecidas ou não, distantes ou próximas. Que nos levam ao melhor de nós. E o que é o melhor de nós, pergunto novamente? E tento responder? é algo que todos temos, em estado latente ou patente, desenvolvido ou atrofiado. Mas temos. E certas pessoas conseguem o milagre de potencializar esse melhor. O melhor de nós está na alma.
Sentimo-nos então, fundamente gratos e, de certa maneira, orgulhosos (no bom sentido da palavra) por poder exercitar o que temos de melhor. Este melhor de nós contém sentimentos, palavras, talentos guardados, bondades exercidas ou não. Amar, ao contrário do que se pensa , não perturba a visão que se tem do outro. Ao contrário, aguça-a, aprofunda-a, aprimora-a. Faz-nos ver melhor. Também assim é a amizade, forma especial de amor, capaz de ampliar a lucidez. Somos todos seres carentes de ser vistos e considerados pelo melhor de nós. A trivialidade, a superficialidade, as disputas inconscientes, a inveja, a onipotência, a doença da auto-referência faz a maioria das pessoas transformar-se em vítimas do próprio olhar restritivo. E o olhar restritivo é sempre fruto da projeção que fazem (fazemos) nos demais, de problemas e partes que são nossas e não queremos ver. E quantas vezes isso acontece entre pessoas que se dizem amigas. São conhecidas: Amigas, não.
2 comentários:
Só sei que a verdadeira amizade não é algo que se procura é algo que se acha, e se agradece por ter encontrado.
Por isso, do ditado nigeriano, " pegue um verdadeiro amigo com ambas mãos"
Eu penso, que a verdadeira amizade, em sua maioria, só acontece de um lado. Por isso que se fala antes de querer ter um verdadeiro amigo, seja um verdadeiro amigo, é um pouco díficil, você vai sentir um bem interior que já mais sentiu. A vida toma rumo diferente quando se tem um amigo de verdade essa é verdade.
Eu acho que isso resume o meu conceito sobre o que é amizade verdadeira:
Amizade verdadeira é assim... ama sem cobrar... nem precisa que seja recíproca... a amizade na íntegra, apenas sente o querer bem, sempre. Só se ama e ponto! Na verdade... a verdadeira amizade, é uma outra forma disfarçada do amor.
O ódio de uma pessoa é reconhecido com facilidade, mas a verdadeira amizade só os bons conseguem distingui-la e apreciá-la.
É a pura verdade!
Ufa! Pensei que fosse o único!
Difícil coisa pediste!
Nunca ouvi falar em amizade igualitária uma das partes sempre terá atuação mais “precisa”.
Os valores nas pessoas são diferentes e é justamente aí que a amizade pode retroceder ou avançar (ser promovida ao status de SUPER-amizade). Aí pronto, danou-se, basta ser SUPER para frustrar-nos... Tudo é assim.
Tudo que ganha ou tem o prefixo “SUPER” gera expectativas também com este mesmo prefixo...
Vide marido e mulher que deveriam ser (um para o outro) a forma de amizade mais sincera e honesta do planeta, uma SUPER-amizade. Não é assim. As pessoas casam-se com a imaginação de que no casamento terão a tal da “alma gêmea” que não tiveram nas amizades e nas andanças da vida.
E tem mais. Porque alguém vai ser desonesto ao ser politicamente-correto dentro da amizade e aí danou-se o valor e a noção da verdade.
Sem verdade nós desconfiamos e com verdade nós rejeitamos. Voltamos á rejeição...
Postar um comentário