06/01/2008

Porque deveria se importar?

Realmente você se importa com alguma coisa ou apenas consigo mesmo? As pessoas têm essa ligeira idéia de se sentirem preocupadas umas com as outras, mas será que estão mesmo? Parece bobagem questionar sobre isso, mas não vejo nada demais, mesmo porque algumas apenas fingem se importar com os problemas dos outros. Na verdade quando uma pessoa abandona a outra, seja no amor ou na amizade alegando motivos banais ou porque cometeu o pecado da traição, isso demonstra que nenhum dos lados se importou com o outro. Quando amamos dizemos muitas coisas, palavras bonitas ou palavras bonitas (ilusões, você diz mas não sente), e então é possível conseguir tudo, um tira do outro aquilo que mais deseja ou queria. Chega num ponto, as forças foram todas sugadas e supridas, e o fim se aproxima, o amor cai na mesmice, seja trocado pela amizade, ou como já citado, pela traição. Nesse momento onde está a importância?

O mesmo acontece entre amigos, tentam ajudar num problema, ou quando são procurados pra servirem de ombro, não são suficiente capazes de dizer uma palavra de agrado, apenas observam aquele amigo cair num precipício, mas é claro que outros motivos existem, dezenas deles eu diria, amor e amizade são parecidos, mas os motivos que os levam a terminar ou a conviver são diferentes, o mesmo ocorre no desenvolvimento. Todos no final saem machucados, quer dizer, apenas um dos lados, o outro consegue dormir feliz, a consciência está tranquila, com a sensação de dever cumprido, e com o pensamento de que se importou até o final, e você jamais, ou seja, uma das duas partes jamais se importou com coisa alguma, apenas fingia.

No amor esse tipo de atitude pode cegar, até mesmo ser imperceptível, faz-se muito e recebe-se pouco, convenhamos que acaba sendo uma troca de favores por conveniência, abandona-se amor por amigos, há pessoas que preferem a amizade ao invés daquele que ser que "dizem" amar, é verdade, parece até mentira mas isso acontece muito por ai. Do que essas pessoas podem ser chamadas? Me vêm a mente a palavra egoístas, porém podemos dizer o tema principal do texto: Não se importam com ninguém, a não ser com elas mesmas. Se abandonam outro alguém, ou até mesmo deixam de amar, é porque tudo aquilo que foi feito, e dito jamais valeu de nada, se um dos dois lados sai ferido é porque só importou pra um só, o outro não, mas se ambos saem, é porque realmente não era pra dar certo.

Quando se trata de amigos é um vasto universo de atitudes, algumas delas bastante questionáveis, mas todos alegam sempre estarem certos, nesses casos é um pouco complicado dizer onde há ou não importância ou quem se importa com quem, todavia, perceber falsidades é quase que prevísível para algumas pessoas. O elemento surpresa sim é uma coisa difícil de lidar, uma adaga pode cravar o seu peito sem que você espere, acredito que com aqueles que escolhemos pra estar a nossa volta, nós aprendemos o suficiente pra lidarmos com o resto das pessoas que não estão. Importar-se com alguém parece uma coisa tão incomum, tão simples, e ao mesmo tempo tão difícil. Quem você amou se importou com você, talvez, e quem sabe durante aquele período, mas é doloroso perceber quando acaba, que pode não ter sido verdadeiro.

A amizade é construída de atitudes, quando ela chega no declínio, é porque certamente aquilo jamais foi amizade, ou quando ambos vão mudando se afastando, com diversos motivos, os quais você pode aceitar ou não, mas sinceramente não sei o que é pior, perceber que seus amores jamais se importaram com você, ou seus amigos, e enxergar nitidamente que eles só se importam apenas sobre eles mesmos, ou com outras pessoas, acho que não têm coisa pior, porque te faz repensar todos os seus conceitos sobre amor e amizade. Pra mim não passam de pessoas infelizes, pois acham que tirando algo de você, e mudando isso pra um outro lugar, nesse caso outras pessoas, vão se sentir realizadas ou felizes, e geralmente durante o seu sofrimento silencioso, as mesmas estão muito bem e felizes, bom, nesse caso, será que estão mesmo? Algumas são atormentadas por um peso tão grande que vivem arrependidas, e quando tentam voltar atrás naquilo que erraram, já é muito tarde, outras sequer estão ligando, mas essas têm a pior surpresa, pois são pegas desprevenidas e não têm jeito, nessa hora, arrependimento é o que menos falta e não vale de nada.

Todo mundo sofre ou já sofreu por algo, sempre existem frases do cotidiano, que acabam batendo com a nossa vida, se um dia estás por baixo, daqui a algum tempo você pode estar por cima, existe o conceito de ascensão e queda, o único problema é que ninguém deve se cegar pela felicidade, pois acabam se tornando iguala todas as pessoas que tanto criticaram, vejo isso acontecer com muita gente, é um pouco lamentável pois as idéias e atitudes são sugadas, isso vale principalmente pra quem segue certas leis, pessoas ou movimentos idiotas, tornando-as dependentes de uma coisa onde milhares de outras também dependem. Acho que no fim, todos se importam apenas consigo mesmos, você e seu vazio, tormento ou que for, não são nada pra elas. Aparentemente nem todo mundo é assim, mas encontrar gente honesta e sincera atualmente, é como se nunca tivessem existido. Infelizmente estamos cercados de falsas pessoas que aparentam ser verdadeiras, tentando fazer seus jogos ou simplesmente usar você pra passar o tempo. Como será esses seres, conseguem colocar a cabeça no travesseiro durante a noite e dormir tranquilos?

Moenia - Llegaste a Mi

2 comentários:

Anônimo disse...

Com exceção dos nossos pais, quanto mais nos dedicamos ao próximo, mais corremos o risco de sofrer.
A fragilidade no amor é evidente, ficamos mais vulneráveis a um "ataque".

Logicamente falando, o homem por si só deseja apenas atender a sua necessidade, a importância que ele dá
ao próximo depende de sua vontade, se ele não quiser mais, a pessoa não valerá mais nada em sua vida.

Gostei muito do post!
Abraços

Anônimo disse...

Adorei o Blog, reflete muito do que vivo no momento.
Parabéns