13/02/2007

Nem nada, e nem tudo é para sempre

Ando na iminência de mais uma mudança. Essa fase é complicada, porque já olho as coisas com saudades. Me pego nos cantos, olhando pro nada na janela do prédio. Tentando em alguns momentos fazer antigos caminhos que me trazem recordalções, até mesmo o céu faz parte disso, um determinado ponto dele faz lembrar de alguém ou de alguma coisa que aconteceu. Nada é descartado.

Há um vazio na minha alma, existe uma parte minha que está totalmente sem rumo num momento de questionamento. Devo ter assinado meu atestado de óbito quando tomei certas atitudes, não vejo outra saída. De todos os lados sempre há alguma coisa que nos machuca e já me cansei de tudo isso, ninguém se preocupa com ninguém, o egoísmo é válido pra quase todos, ás vezes ou melhor, ultimamente olho pro meu orkut, e tenho vontade de excluir muitas pessoas, mais engraçado é que meu orkut possui poucas pessoas, isso por vontade minha, pois sempre achei desnecessário mostrar que tenho mais de 200 amigos e só manter contato com 10 ou 20 deles, qual o sentido pra isso? E sinceramente não tenho interesse algum na maioria das pessoas que já passaram pela minha vida, só em ter um número pequeno já tenho esse desejo de deletar, sim, ninguém para pra perguntar como você está ou o que têm feito, quem se dizia amigo, quem você sempre demonstrou amizade, alguém valoriza?

E quando finalmente é acaba excluindo, chegam até você e perguntam porque fez aquilo. A conversa é curta e nada é mudado. As pessoas tem dado muito disgosto ultimamente, senão querem ficar do seu lado ou sua amizade, porque não te tiram da vida delas? Querem torturar, querem mostrar que são melhores do que você e que o grande vilão da história só e você? As raras exceções que tentam me mostrar que estou enganado, também estão iludidas, eu já não vejo nenhum sentido de positividade na amizade, há pessoas que são tão fechadas ou que nunca sabem conservar amizade que por isso mesmo se perdem e passam a vida com pessoas que chamam de amigos mas no meio termo, já outras fazem o possível e o impossível pra que isso aconteça, pra que seja perfeito, e que confie, mas essas poucas pessoas nunca se deparam com gente que dê valor, o valor só aparece no começo, quando tudo é novo, tudo é engraçado e feliz, mas depois isso se perde, isso se acaba, definitavamente já me cansei disso tudo.

Jamais vou aceitar que me digam que a distância muda tudo, muda se o outra parte quiser ou fazer com que mude, mas quando isso acontece é sinal que aquilo que tinham não era amizade, mas devia saber que essas coisas ocorrem, ser deixados de lado, jogados pro alto, é natureza de muitos fazer isso, cada um pensa como quer, eu sei que outros diriam que pra ser amigos as pessoas não precisam viver se falando sempre, mas isso é um erro, pra mim nem devia haver então o termo amigo se for pra ser dessa forma, realmente é uma coisa completamente sem fundamento. Outros você tenta fazer amizade, se mostra amigo, a pessoa desconfia, não lhe dá muita atenção ou não entende nada daquilo, talvez porque nunca soube o que é amizade de verdade, por isso essa reação. Mas eu não me posso me conformar, recentemente vivi um episódio assim, e atualmente pouco falo com essa pessoa, até penso em deleta la, ao que parece não fez muita questão de manter uma aproximação, talvez seja da cabeça do mesmo, já que me disse que internet pra ele e orkut e msn só serviam pra conversar e mais nada, pra que manter uma amizade com alguém que não conhece? Faz sentido mas nem tanto, acredito que se você quer mesmo ter bons amigos, você tenta, mas se não quer, seria mais fácil deletar e fazer com que tudo morra de uma vez não concordam?

Ultimamente vejo as coisas desta forma, é um pouco difícil, é ao mesmo tempo inaceitável ver que você fez de tudo por uma causa e ela um dia simplesmente o olha de cima abaixo e finge que não conhece você, eu até diria que pessoas assim são insensíveis ou frias, mas se disser isto a uma delas dirá que é o contrário, acredito também que só demonstram amizade com quem elas achem que valha a pena demonstrar, alguns até dizem amar os amigos, pois o tempo que passam com eles e só porque dizem meias palavras do que acontece com eles ou o que vivem isso é motivo pra confiar e se dizer que é amigo, cada um banaliza como pode, o tempo um dia demonstra que as coisas mudam, que tudo que foi dito e pensando estava errado e isso se chama desilusão. Faz parte da vida do ser humano passar por provações, e todos passam, dizem que deus nos testa, talvez o faça em algumas coisas e outras não seja ele, eu teorizo que se você faz o mal você passa por provações, podem levar semanas, dias, meses ou anos, mas ela uma hora chega, e você pode ser alguém que não faz o mal e ainda assim passará por todas as provações na vida, geralmente existe uma linha imaginária que faz uma divisa com isso.

Vejo o mundo regido por 3 tipos de pessoas:

Aqueles que sofrem mas que por ventura são pessoas boas de coração, esses vivem passando por alguma coisa na vida, e sempre se perguntam porque e porque muitas e muitas vezes. Apesar de todos os problemas, em um determinado o jogo muda pra essas e chega o momento que podem ser felizes, mas cada vitória é uma derrota em outra luta, porém o sentido de felicidade chega a essas pessoas que por isso mesmo, não desistem ou quando desistem voltam atrás e seguem lutando até encontrar o que tanto procuram.

Aqueles que fazem sofrer, são pessoas afortunadas, são até felizes, mas vivem criando motivos pra fazer outros sofrer, ou mesmo vivendo bons momentos, mesmo passando por coisas até ruins, essas pessoas sofrem bem mais que outras em um dado momento, mas antes disso, vão seguir fazendo das suas, sempre e sempre, somente um dia é que o sentido de dizer que vão pagar chega pra essas, não vejo como castigo divino uma coisa assim, aliás não queria nunca estar na pele dessas pessoas, pois o futuro delas é algo que varia do complicado ao incerto, mas é como aquela frase se você colhe vento planta tempestade. O mais irênico deste tipo de pessoas é que se você a confronta, escuta as seguintes palavras: Eu? Nunca fiz isso. Ou distorçem os fatos, os editam e só a versão delas interessa, mas na mente deles, nunca fizeram mal á ninguém. Pois é.

E por último mas não menos descartáveis, temos aqueles que vivem nos dois mundos, não fazem nem mal nem bem, apenas prejudicam com as ações dela, geralmente se posam de felizes, de que a vida está perfeita, que possui muitos amigos ou seja, felicidade até o fim. Na realidade é uma fachada, são pessoas sozinhas, que mesmo sofrendo, sem querer ou não fazem outros sofrer, tem seus momentos de alegria e felicidade constantes, mas não são felizes, diferente de quem faz maldades e finge que não fez, este tipo de pessoa nunca é feliz, seus atos são justificados como forma de defesa, não são pessoas ruins mas não sabem o que querem, ou sequer se dão conta de algum mal que fazem ou estão fazendo.


Todos os 3 tipos possui em comum uma única coisa: Ambos pagam por seus atos, mesmo tendo o coração mais puro do mundo você sofre, mesmo sendo o mais frio igualmente, o mais alegre? Também. Nada passa despercebido, e eu dúvido muito que deus esteja por trás disto, pois ele não faz ninguém sofrer, talvez em provações e situações mais leves, nossa fé nele seja testada, porém em grande parte, o próprio mal que fazem a si mesmo ou a outras pessoas é certeza de que um dia algo parecido com você acontecerá.

Sinto - me bem melhor agora que falei tudo o que penso, a minha revolta e o que ando sentindo, sim, eu não ando muito contente com certos rumos que tudo vem tomando na minha vida, atualmente estou desiludido com a amizade, acho que ninguém liga pra ninguém, se já era seletivo na amizade por enquanto isso ficou em off pra mim, têm horas que é melhor estar sozinho do que ter que vivenciar todas essas coisas, se desiludir com alguém, o mais interessante disto é que só a gente se importa, porque os outros não estão nem ai, é como um sofrimento silêncioso, talvez chegue um dado momento que a gente se acostume a isso, só que tudo que passamos nos muda, seja pra pior ou pra melhor, vejo de forma injusta como tudo acontece, cometemos erros e as pessoas conosco também, mas já viu quando você diz a si: Eu não faria do mesmo jeito que fez comigo? É algo pra se pensar não é? Quando pensa que já viu de tudo ou que conhecia aquela pessoa mais que todo mundo, o tabuleiro se inverte. Eu também devo registrar os poucos exemplos positivos que tentam me mostrar que é um engano, ou que estou errado por pensar que amizade não vale mais nada, em parte isso é real, se você não se abre, não conta sua vida e seus problemas, isso pra mim é não confiar, mas pra muitas pessoas só em fazer uma ou duas coisas já é motivo pra dizer que tem amigos então esses que se danem. Eu não vou mais lutar, se realmente alguém se importa, então que demonstre. No momento pra mim todos se mostraram sem palavras, hipócritas, e sem palavra, eu apenas deixo 2 pessoas de fora disso, mas o restante prefiro nem comentar. A gente passa de tudo nessa vida e aonde deveríamos achar um conforto, é de onde mais vem os tiros, doloroso, machuca, só que deve ser tudo em vão, ninguém liga pra ningúem essa é a realidade, se você tem bons amigos de verdade os conserve, isso se realmente confia, porque eu não chamo ninguém de amigo assim, mas se você vive uma situação falsa, melhor deixar de lado enquanto é tempo, ou se vive outra de total desilução, é melhor pensar algumas vezes e repensar antes de qualquer atitude. Poucos mostram em si o que é o termo de amigo de verdade. Talvez com esses, ainda haja algum resíquio de esperança.

Talvez. Sei que já disse isso inúmeras vezes, mas vou dizer novamente: Só quando perdemos de verdade é que damos valor, e é uma pena que na maioria das vezes seja tarde demais. É o tipo de situação que no presente momento diriam que jamais falariam algo assim, mesmo que leve um tempo ou questão de dias e anos, um dia pensamos nessa frase, só que nos tocamos quando nada pode ser salvo ou se pode, nunca existe esforço mútuo. Tudo termina quando algo muda e interfere numa situação, só que nessas horas o bom senso nunca é cogitado, tudo é feito por conselhos de outros e por atitudes precipitadas, mas vendo como são as pessoas e mesmo me cansando de tentar entendê-las, pois sempre haverá uma interrogação, só posso dizer que nem todos levam a sério nada, pra muitos uma amizade ou um relacionamento é lixo, um brinquedo que você usa e brinca quando precisa, depois de um tempo você esqueçe e o joga no lixo, sem se importar em quantos anos está com você, é assim que as pessoas olham, meninas sofrem por caras que não lhes dão valor, mas gostam de sofrer, não passam dr fracas, e na amizade existe mais luta só que chega uma hora que têm um fim e só o que ficam são as lembranças, acho que se ninguém se impõem e conversa claramente, com total franqueza, tudo tende a terminar, talvez porque ninguém nunca amou aquela pessoa de verdade, e aquele amigo nunca foi seu amigo.

Um comentário:

Anônimo disse...

mto bom para refletir...