15/01/2008

O que seria sinceridade?


sin.ce.ri.da.de
sf (lat sinceritate) 1 Qualidade de sincero. 2 Franqueza, lealdade; ausência de dobrez ou de hipocrisia; lisura de caráter. 3 Palavras ou observações sinceras. Antôn (acepções 1 e 2): fingimento, hipocrisia.

Conheço o significado da palavra. Mas será que as pessoas hoje em dia sabem o que é isso? Essa é a definição do dicionário para esta palavra. Pode parecer bobagem consultá lo para saber a fundo o que significa tal palavra mas é muito últil, pelo menos pra mim. Não é perder tempo, porque até o dicionário possui uma característica bem peculiar: Confirmar que estamos certos a respeito de alguma coisa, nesse caso das atitudes pessoas dos outros. Sinceridade é algo perdido hoje em dia, as definições são bem claras, uma delas fala de fingimento e de hipocrisia, palavras muito bem usadas hoje em dia pelas pessoas, fingem ser sinceras, e mentem descaradamente sobre seus atos, ah, esqueçi de mencionar aquelas que se dizem muito sinceras, mas não sabem utlizar tal atitude, mais ferem do que tentam ajudar com sua "verdade 100% verdadeira, ou uma falsa verdade digamos assim.

O conceito de sinceridade perdeu-se com o tempo, seja pra qualquer coisa, quando um casal esconde segredos um do outro, ou não é sincero, significa que aquele amor é uma farsa apenas muito cômoda para ambos. Com os amigos é um pouco mais amplo, te pedem pra ser sinceros com eles, e você claro, pede a mesma coisa, dependendo de quanto sinceros somos, podemos machucar muito, e quem pediu a sinceridade pode não gostar. Além disso sempre esperamos que o resultado da sinceridade seja a de que o outro lado vá nos entender, e ás vezes acontece o contrário, desencadeando assim uma briga verbal. Quando outro se cala quando dizem: O que aconteceu? ou O que aconteceu em tal lugar? O outro se nega a dizer, é sinal que a sinceridade foi para o ralo, juntamente com todo o restante do conceito que inclui o laço que unia aquelas pessoas.

Todo mundo perdeu essa qualidade, ou ainda a possuem, mas preferem deixar consigo mesmas, é um pouco lamentável porque isso te faz repensar vários valores nos quais acreditava. Ser sincero possui diversos significados, por exemplo, alguns são sinceros mas de um jeito bem desagradável, incômodo e arrogante, cismam que estão corretos no julgamento mas acabam afastando as pessoas do lado delas. Outros pensam que estão sendo sinceros por uma determinada coisa, e erram em ter dito todas aquelas coisas, tentam consertar dizendo: Me enganei não era isso, você tem razão. Desastre feito ou conserto rápido, dependendo da ação e reação de cada um. Mas o que mais me enoja são aqueles que se dizem sinceros, são falsamente idolatrados por quem está a sua volta, e acham que com suas palavrinhas podres, podem conquistar alguém, talvez se sintam bem em machucar os outros, o mais irônico é que estas são constantemente machucadas (se forem fortes só de fachada), ou após um período de uma suposta "eterna felicidade", o placar do jogo é agressivamente alterado.

O conceito de conversar, escrever, falar francamente, isso ninguém mais possui, não sei os outros mas ainda tenho esse tipo de "lei" dentro da minha cabeça, busco resolver de forma bem sincera um problema, mas só faço isso se com quem eu estou com problemas fizer o mesmo, todavia, a maioria não é assim, tentam resolver da maneira deles, uma palavra gentil, um telefonema, uma conversa como se nada tivesse acontecido, nada disso muda o quadro, é ai que entra a falsa sinceridade. Pude perceber a pouco tempo, diferenças entre as pessoas nesse sentido, quando alguém demonstra o afeto que têm por você, daquelas que tentam recuperar o mesmo afeto, e das que demonstram isso timidamente. Vou sempre dizer que as pessoas, uma boa parte delas possui um coração sujo, acham que são boas, acham que vão pro céu, aliás isso outro dia foi amplamente discutido com alguém que converso, falávamos de religão, e comentávamos sobre a atitude do ser humano e sua postura. Coisas como Deus não castiga, o que é uma grande verdade. Você planta, você colhe, seria a forma mais correta de definir.

Ninguém é mais sincero com ninguém, ou tem medo, ou acham que aquele pedaçinho de verdade vai funcionar pra outra pessoa, não existe mais conversa, não existe mais sinceridade, será que existe amizade e amor? Sempre falta alguma coisa, muitos buracos vazios, as pessoas sempre querendo mais e mais, tentando achar aquilo que falta pra elas, e quando percebem o que deixaram de lado, é tarde para o arrependimento. Contudo isso depende, é possível voltar atrás se você magoou ou foi magoado, mas tudo vai depender como eu já disse, conforme a música toca. Acho um dos pontos positivos da sinceridade é quando alguém demonstra preocupação, e até um começo de desespero por ter pensado que fez algo ruim, e se realmente fez, demonstra com atitudes sinceras o arrependimento que estão sentindo. Mas quando fazem de um jeito frio, seco e simplista, não quer dizer nada, apenas estão tentando tirar um peso dos ombros.

O ser humano é uma coisa incompreensível. Eu não sei o que alguns pensam sobre isso, mas minha teoria é, se você magoa alguém, e sabe que o fez, fingindo ou não, porque não tentar todos os caminhos possíveis para consertar a situação, mas com uma sinceridade que você nunca demonstrou a ninguém? Não. Ninguém é dessa forma, é pedir muito não é verdade? Acho que só os mais íntegros são capazes de tal atitude, já quém se diz sincero, não passa de alguém mentiroso, mente pra si mesmo e para os outros. Se fazem o mal, dormem felizes a noite, sem imaginar que um dia o preço a ser pago pela alegria de machucar, virá a ser cobrado por um dos muitos cobradores do mundo. Pessoas assim, tidas como legais, boas amizades, além de toda a falsidade escondida por trás de suas máscaras em estilo do carnaval de Veneza, também são as que mais utlizam as duas últimas palavras do signiicado de sinceridade, são fingidas e hipócritas.

Moenia - Lado Animal

4 comentários:

Anônimo disse...

Oiiiie...

Sabe, me identifico cada vez mais com seus textos !!!!

Sinceramente, algumas vezes ficava pensando se eu era a unica pessoa no mundo a pensar em como as pessoas acabam nao sendo sinceras, etc.

Parece que vc lê meu pensamento..rs

AH, só queria te agradecer !!!

Obrigada por me fazer enxergar melhor as coisas...vc é um ser especial =D

Um abraço!

Anônimo disse...

Mudei de blog: http://mrskellington.blogspot.com

É verdade, algumas pessoas usam a sinceridade como uma forma de se proteger do possível erro que cometeu ou de algum argumento que pode ser voltado contra elas, enfim, a verdadeira sinceridade é a que vem dentro do coração, e não quando usada como um alívio para a consciência.

Gostei muito do último parágrafo.

Abraços.

Anônimo disse...

Olá...

Sim.
Desconfio daqueles que se dizem sinceros...
Pois na maioria das vezes tudo que se diz não é... E a sinceridade só é provada através de atos.
Muito bom seu texto moço.

Beijos...

Cinthia disse...

Gostei muito do seu texto,a mente humana realmente eh uma viagem...Nenhum de nós é totalmente sincero, atépq, para tentar sermos "melhor vistos" ou nos adequar melhor a um grupo ou se tornar aceitável para alguém, acabamos ocultando certos aspectos da nossa personalidades, coisas q jah fizemos ou q ñ conseguimos parar de fazer.
às vezes sinto a ncessidade de ser "cruel" com algumas pessoas, "falar n lata".pq quando alguem reluta em ser "sincero", às vezes acontece de alguém pisar nessa pessoa,pq acha q ela aceita tudo...
muito legal seu blog, foi mto bom mim ler o q escreveu, te+