21/11/2008

Papéis secundários: permanentes e ao mesmo tempo dispensáveis.


Faz tempo que não apareço por aqui, minha última postagem foi no dia 12 de setembro, mas não morri (respondendo a um anônimo), ou deixei de lado este espaço, simplesmente perdi a minha inspiração vital para escrever da forma como escrevo aqui (fora o tempo e as demais coisas que faço). A atmosfera do Jovens Pensamentos é outra, simplesmente não consigo chegar e falar normalmente. É preciso estar com toda inspiração pra isso. Haviam textos, coisas que queria escrever realmente e publicar, mas eles acabavam apenas criados na minha mente, chegando aqui não tive como escrevê-los, era um misto de preguiça com falta de vontade.

Pois bem, ficando longe daqui, acabei por fazer um grande "laboratório social", o que acabou me dando muito "material" (inspiração), pra pode escrever mais vezes, o que é muito bom, eu gosto de chegar aqui e saber que alguém ao menos concorda comigo, já passou ou passa por tal situação relatada num texto e de quebra, quem sabe, estas humildes palavras ajudem de alguma forma na vida de todos que perdem seus preciosos minutos lendo tudo isso.

Vamos ao que interessa: o título parece um pouco estranho não é? mas lhes explico: quando você para de acreditar nos outros, não se ilude com nada ou ninguém (isso tudo porque você tem seus motivos), e conhece outras amizades, elas obviamente não são indênticas aquelas antigas, cujas as relações eram mais fortes, trata-se do que já mencionei aqui outras vezes, a constante pronunciada "Superficialidade". Todos a usam de alguma forma ou aplicam-na em suas vidas, o que em parte é natural, se você não confia nem mesmo em sua sombra, como vai poder fazer isso com todo mundo novamente? damos uma chance? sim damos é verdade, mas inúmeras ressalvas, e é ai que entram os papéis secundários que em sua maioria, estão ditadas as relações de amizade.Talvez nessa hora seja aplicada a lei do papel secundário, onde você é alguém ou você não é nada, poventura acabamos descobrindo isso mais cedo ou mais tarde. Como sempre digo: as pessoas tratam umas as outras como se fosse um tipo de material descartável.

É um pouco desanimador (bastante até) quando você percebe que uma pessoa confia em você em termos não é? o mais estranho é que fazemos a mesma coisa mas com um porém: testamos pra ver se essas pessoas realmente merecem nossa plena confiança (em nosso subconsciente buscamos confiar), mas como ela sequer imaginam que pensamos assim, acabam nos mostrando seu verdadeiro lado "negro" (sem trocadilhos com Guerra nas Estrelas hein), o que acaba tornando tudo tão ruim, pois hoje em dia ou você têm amigos de verdade, ou você não têm nenhum, e no meio disso ficam aquelas "pseudo relações amigáveis" onde as pessoas são metade suas amigas, e a outra metade é total falta de consideração. níveis regulados de confiança mas no fim, mostram-se iguais as outras, tudo que falaram não fazer acabam fazendo.

É por este motivo que muitas pessoas preferem nem ter grandes amizades. outro dia conversava com alguém, e este me havia dito que passou por uma grande decepção amorosa, no pacote entraram os amigos dele (não amigos pois ele sequer acredita em amizade verdadeira, algo que pra ele é raro), alguma semelhança com todos aqui? pois bem, ele me disse que desabafou com o pai (raro nos dias de hoje), o mesmo havia lhe dito umas palavras sobre o problema, entre elas, mencionou que amigos de verdade são aqueles que estão ao seu lado nas horas difícieis e amigos que se dizem amigos não são amigos e jamais foram, pois mostram seu verdade jeito ingrato de ser, sem que esperamos e que nunca, precisam de nós e menos ainda serão úteis quando precisamos deles. Algum tempo atrás eu jamais concordaria com esse tipo de opnião, mas atualmente eu até relevo e concordo em termos (90%), os outros 10% restantes é o que ainda me faz pensar que as pessoas têm jeito, mas é cada vez mais difícil mantêr esse tipo de idéia.

É invevitável termos decepções, fingirmos que está tudo bem diante desse tipo de pessoa, mas elas mal sabem o quanto nos decepcionam. algumas delas até evitamos, e dependendo da cabeça, algumas nem se importam com isso. O fato é que: com qualquer pessoa mais cedo ou mais tarde nos decepcionamos, e mesmo que sejamos extremamente fortes, fica uma sensação estranha de que nosso esforço não valeu de nada ou rendeu menos do que o esperado. Algumas pessoas nasceram pra viver cercadas de amigos sejam eles falsos, superficiais ou no meio termo, mas nem todo mundo possui tamanha paciência pra aguentar ou lidar com certos tipos, e o que acontece? mantemos certa distância, ou fechamos o ciclo de vez, pois é a única maneira de acabar de vez com o problema. Em resumo, ter nossas virtudes, pensamentos que nos criam defesas e nossa maneira de agir, nunca serão demais, o único desafio é aplicar tudo isso no dia a dia, já que podemos ser atingidos por qualquer coisa sem que esperemos, portanto, devemos estar sempre preparados.

Um comentário:

Patrícia disse...

Concordo com tudo que escreveu no texto, amigos verdadeiros são raros, mas se vc pensar bem verá que todo mundo um dia vai te decepcionar e é preciso estar preparado p/ esse momento de racionalizar que os seres humanos são falhos... Também tem aqueles amigos que agem de maneira errada contigo por várias vezes, esses daí não há apenas a falha, mas a repetição de erros que são ignorados por quem os causou...