25/11/2008

Tempo perdido para uma causa ainda mais perdida

Porque essa sensação tão ingrata de que tudo o que fazemos pelos outros, sejam eles nossos amigos ou não, parece que foi uma grande perca de tempo? Será que nosso esforço não valeu de nada pra essas pessoas? o valor que lhes damos é tão grande a ponto de menosprezarem uma ajuda, um apoio e por consequência uma amizade. Alguém me disse outro dia algo muito interessante, um frase que jamais havia pensado que existisse, mas que no fim das contas, ela é verdade e nós é quem não percebemos: "Quanto mais as pessoas ficam próximas de você, é certo que elas vão se afastar uma hora". Pode haver controvérsias quanto a veracidade da frase acima, mas o que é primordialmente certo é que isto é algo verdadeiro. Quantas vezes já não vimos esse filme? Também pode acontecer o contrário: uma pessoa que nos julga um bom amigo pode se surpreender e não entender o por quê de nos afastarmos dela, isso quando percebe, damos desculpas ou as evitamos mas ao menos alguns de nós faz isso por algum motivo e a todo custo evitamos "machucar" a pessoa, nem por isso somos criaturas maldosas já que pensamos milimetricamente em cada detalhe do que faremos.

Não deixa de parecer esquisito, porém, inegável que ocorra um acontecimento desses conosco ou já ocorreu. pense por exemplo nas pessoas a sua volta e quanto tempo você ficou próximo delas e elas de você, amizades perfeitas ou semi-perfeitas, do tipo que nada podia dar errado, mas no fim acontece alguma coisa, elas estão bem, não precisam de você, ou apenas descartam sem motivo se por algum ou outro problema, elas se afastam por motivos pessoais delas próprias e que não têm coragem de compartilhar com você, talvez por medo ou falta de confiança, e nessas horas pensamos o que somos e que significado temos tido na vida destas pessoas (qie apesar dos anos de convivência pode não ter sido nenhum) e dai começam os questionamentos sobre ser amigo, ser uma boa pessoa e agir sem falsidade, mas sim com sinceridade.

Não dá pra entender porque chega nesse ponto, é lamentável e chato, todo mundo mantém uma dor mental e se desanima. a relação social acaba sendo afetada, já que não sabemos pra onde correr ou em quê acreditar, e quando algo começa a enfraquecer, é sinal de que o resto pode ruir mais cedo ou mais tarde, mas porque será que alguns de nós sofremos por antecipação? Colocamos na cabeça (por consequência do nosso passado talvez), e vemos que a forma que lidamos com determinadas pessoas, têm um começo, meio e fim. Não prevemos quando começa mas podemos prever o fim quando ela simplesmente se modifica, isso é certeza, muita gente pode pensar que isso é pura palhaçada e uma estupidez ver as coisas dessa maneira, mas acredito que quando já não somos mais pegos de surpresa, sendo avisados pelo nosso cérebro (que acaba sendo um computador ao analisar os parâmetros daquela situação, calculando o desfecho mais exato), torna-se menos pior, ter aquele choque, aquela surpresa, e a única coisa que você dirá a si mesmo é: "Eu já sabia". Claro que vai se entristecer pra si mesmo, isso todo mundo camufla da melhor forma possível, chegando a ser quase inperceptível que alguém imagine que está sofrendo.

Dá vontade de morder a língua e dizer: "tomara que esteja errado quanto a isso", mas na maioria dos casos você acaba acertando, se não, é sinal que você errou, dramatizou e pensou além do que deveria ter pensado. Esse é o mal das pessoas, temos nossa cota de ser amigos, legais, e ninguém percebe isso, o prazo de validade ou o descarte são aplicados e tudo isso passa por cima de algo que parecia estar indo bem. É muito ruim quando nos sentimos quase que como nada, por não conseguirmos mudar uma situação, ajudar, ou falar da forma que sabemos porque as pessoas não deixam. Isso faz seu valor tornar-se lixo, e você simplesmente pensa que deixou escapar alguma coisa, que fez algo errado, e talvez tenha feito: dedicou seu tempo a uma causa perdida, só que como eu disse não dá pra prever se vai ser assim ou não, a pior parte é não estarmos preparados pra isso, do contrário, seremos mais filosóficos e serenos se acontecer.

8 comentários:

Nisa Benthon disse...

Chuva harmoniza, limpa, deixa o ar com aroma de flores . É o mesmo que ocorre quando tempestades arrastam amigos, ou ate mesmo nos arrancam deles. Mas tudo é para um bom equilíbrio da nossa sanidade. Aprendi com você muita coisa sobre ser calculista. Mas torço para que sua língua seja mordida... assim quem sabe você encontra alguem que possa cura-la... ^^
Bem meu amigo Ni... as coisas são assim, e desabafos como os seus nos fazem bem, mesmo que corroa um pouco a armadura de bonzinhos que criamos.

Eu o amo. Amigo. E, por mais que você queira, não haverá tempestades nem desculpas que me afastem de ti assim tão facilmente.

Anônimo disse...

Bom...
Aprendi que a gente não deve exigir nada de ninguem, é como dizem por aí, você só pode dar boas razões para que as pessoas tenham adimiração por você, pelo seu jeito de ser, ou seja, gostem de você...E assim aproveita o momento, sem exigir das pessoas, deixando que elas respirem seu estilo de vida, afinal, ninguém é perfeito, a sociedade não é perfeita.
A única verdade é que a maioria de nós vamos encontrar uma pessoa boa de conversar, ou uma pessoa que a gente ame realmente, e é com essa pessoa que a gente vai viver os restos das nossas vidas...
Os amigos são o alicerce da vida, é claro...´
A vida sem amigos fica bem dificil...E o dever de cada um é horrá-los a todo custo e nunca cometer a besteira de querer ser um falso amigo!!! Porque isso fere as almas das pessoas...(Todo mundo sabe, mas faz - isso é perversidade, eu acho)Eu acho que a maioria das pessoas tem o senso romântico sobre a realidade...
Quer encontrar um verdadeiro amigo (e por que não, encontrá-lo, não é mesmo)e etc., mas enquanto isso todos nós vamos vivendo nos vidas, vivendo nossos sonhos, aproveitando a oportunidade que a vida ou melhor o destino, que muitas vezez é dada por Deus, deu a quanta um da gente...
Eu acredito numa coisa sabe...
Deus existe!!! Sabe de uma coisa, nesse exato momento, ele é meu melhor amigo...

Atenciosamente um comentarista do seu blog...

Anônimo disse...

É estranho e louco criarmos expectativas em cima dos outros, quando nós mesmos não sabemos na certeza o que queremos, no que acreditamos, no que confiamos etc.
Sempre soube que algumas amizades seriam passageiras, as pessoas mudam e nós também, os rumos e objetivos se modificam com o passar do tempo e faz c/ que todos de uma determinada maneira se afastem. É como num relacionamento, vc não sabe o que acontecerá depois de um tempo, mas mesmo assim continua vivendo o presente...um dia essa pessoa pode te deixar, porém ela ainda está ao seu lado e vc do dela.
Todos um dia nos abandonam e temos que seguir em frente...

Anônimo disse...

Ola , eu gostei muito dos seus textos, gostaria d epapear com vc pode ser??? meu msn chrisinharj@hotmail.com
entar em contato se quiser e puder , mil bjsss mas avisa q é a pssoa do blogge rok pra eu saber mil bjs

Anônimo disse...

Gostei do Blog!!
mas achei este post muito pessimista.
Sei que as pessoas se afastam, sim se afastam.

há pouco iniciei um blog, faz uma semana apenas. Gostaria muito que visitasee.

http://msegredodouniverso.blogspot.com/

O objetivo é quase o inverso.
a gente se fala!

L&L-Arte de pensar e expressar disse...

gostei de seu blog parabens quando der visite o meu www.palavrasarteblablabla.blogspot.com

Unknown disse...

::seja quem vc é:: Antes d si entregar a dar tais votos a outrem,tenha em mente, Valorize a ti mesmo para q outros te valorizem.

Ai seus argumentos terão + embasamento. :)

Luana disse...

Nossa . realmente somos filosoficos ... concordo plenamente



Parabens