04/03/2007

Traição e falsos amigos - Amizade, Amor e Família

São muitas às referências à traição presente na amizade. Há muitas afirmações existentes em duas frases denunciando os falsos amigos: Sustento como um fato que se todos os homens soubessem o que os outros dizem deles, não haveria mais do que quatro amigos no mundo.

Os nossos amigos são o inimigo.

Mas será que a amizade é assim tão traiçoeira e a realidade tão negativa quanto a retratada por 2 pensadores? As traições e os falsos amigos existem, obviamente. Não é isso que está em jogo. Mas temos que reconhecer igualmente que há muitas razões que podem acabar ou diminuir uma amizade, sem que nisso haja propriamente traição. Nem sempre as palavras de tal pensador sobre do fim da amizade - A amizade que pode cessar nunca foi substancial - são verdadeiras

Mudamos. As nossas ideias, os nossos gostos, os nossos interesses mudam. E isso pode também fazer com que hajam amizades que se percam devido a isso. Por outro lado, há também a incompatibilidade entre os nossos espaços familiares e a amizade. Quando os primeiros crescem, a amizade, ou certas amizades, podem ser profundamente atingidas. É, no fim das contas, o que diz Aristóteles a propósito da amizade e da multiplicação da mesma:

Aquele que é amigo de toda a gente, não é amigo de ninguém.

É uma fatalidade e com certo fundo de verdade. Não podemos multiplicar as nossas amizades. Nem podemos multiplicar os nossos amores. O tempo de que dispomos é escasso para alimentar muitas amizades e amores. O que dedicamos a uns, falta aos outros, inviabiliza-os. É frequente na vida adulta: o número de amigos e as amizades cresce quando o amor à escala da família falha ou está em crise. Ou vice-versa. Ou seja: não são as nossas fraquezas ou o nosso lado mau e obscuro que acabam com as nossas amizades. É a vida, outras pessoas ou é a família. Gostamos de colocar a amizade no seu plano mais alto. Sem amigos ninguém escolheria viver, ainda que houvesse outros bens, diz esta citação, ilustrando essa nossa propensão de elevar a amizade até às suas expressões mais elevadas e exigentes - um plano que se confunde com o do amor.E é legítimo que o façamos. A amizade pode ser uma forma de amor, de fraternidade no sentido mais pleno do termo. Há muitas definições de amizade, nestes termos. E no entanto a amizade pode não envolver amor. Correntemente ela situa-se num plano menos exigente: a do convívio, do jogo social, da alegria partilhada:

A amizade mais não é do que alegria partilhada (A. Compte-Sponville).
Esta segunda perspectiva de ver a amizade, não a diminui verdadeiramente. Ela continua a ser fundamental. Necessitamos do espaço de convívio, de jogo, de alegria, de comunicação, de interação da humanidade. A nossa natureza humana não a dispensa. E no entanto não apreciamos que a amizade seja só isso. Gostamos que ela envolva também fraternidade, cumplicidade, ajuda. E quando esta última dimensão - muito próxima do amor, ou confundindo-se com o amor - falha, lamentávelmente, consideramos o fato como uma traição.

Citações:

Traições à amizade

Uma grande amizade nunca é tranquila.

Marquesa de Sévigné, 1626-1696, escritora francesa, Citações

A amizade é incompatível com a adulação, a lisonja, e a baixa complacência.

Cícero, 106-43 a. C., ., filósofo e político romano, Da amizade

Como o amor, a amizade funda-se no respeito e acaba com a manobra.

G. Berger, 1896-1960, filósofo francês, Atti del XII Congresso di filosofia, Venezia, 1958.

Não têm alma de amigos, mas apenas o seu nome, aqueles cuja amizade não resiste à desgraça da nossa sorte.

Eurípedes, 480-406 a. C., poeta grego, Oreste

O infortúnio mostra aqueles que não realmente nossos amigos.

Aristóteles, 384-322 a.C., filósofo grego, Ética a Nicómaco

A amizade é mais perigosa que o ódio dos fracos.

Marquês de Vauvenargues, 1715-1747, moralista e ensaísta francês, Réflexions et maximes

Não há amigos. Há momentos de amizade.

Jules Renard, 1893-1898, escritor francês, Journal

Não penso que os amigos sejam genuinamente as pessoas de que mais gostamos, mas tão só as pessoas com quem primeiro travámos conhecimento.

Peter Ustinov, ator e escritor russo, Dear Me

8 comentários:

Anônimo disse...

traição de amigo...
Dói tanto
eu acho que infelizmente irei fazer coleção delas...
Só Deus sabe como está meu pobre coração agora...
mas sabe do q mais???

QUE SE DANE!

EU VOU É CUIDAR DE MIM!!!

Anônimo disse...

Sinceramente acho que nem os melhores amigos que considermos os de confiança estão ao teu lado definitivamente nunca irão te magoar, mesmo não percebendo, algumas palavras bastão....
mas quer saber vou cuidar de mim e da minha vida chega de me preocupar com os outros...

Anônimo disse...

quando vc gosta de alguem, que há muito tempo foi sua msm que por poucos momentos, e depois do fim recebe uma intimação pela amizade que se tornou muito importante em seu dia a dia, e aceita msm sabendo que ira sofrer por ter o seu amor bem aqui do seu lado e só pode trata-la como amiga e ainda por cima vê o seu melhor amigo, uma amizade de mais de 15 anos, uma pessoa que sabia o que estava acontecendo, uma pessoa que sabia dos meus sentimentos, alias, as duas pessoas pra quem eu pedi ajuda, as duas pessoas que eu mais confiava, as duas pessoas que sabiam da minha situação, se atrairem e trairem uma amizade dessas, sempre valorizada, definhar com a frase de que nos nos gostamos mas se for te prejudicar nao faremos, a unica coisa que me resta, é a dor, a depressão, a decepção, a dor da traição que as vezes tem um poder destruidor, que por ironia das pessoas mais amadas e respeitadas por mim, nao tenho palavras pro que estou sentindo agora, me desabafando com um blog, sem palavras, ©®..

LUANA disse...

muitas vazes acreditei e confidenciei coisas com asta amiga e quando eu menos esperava ela me apunhalou pelas costas.isso me causou muita dor mas enfin tenho q seguir a vida e agora sei q nao devo mais acreditar tanto nas pessoas.se vc tem um amigo procure preservar esta amizade por que eu sei o quanto doi ser traida por alguem q voce considerava uma pessoa especial eacreditava q poderia contar sempre a qualauer hora ou momento."UM MINUTO DE MENTIRA DESTROI VINTE QUATRO HORAS DE VERDADE"

Unknown disse...

a amizade é algum muito complicado não dar pra saber realmente quem é e quem não é amigo de verdade

Anônimo disse...

Depois de ser decepcionada e traída várias vezes por aquela q pensava ser minha melhor amiga, lá vém ela com 2 filhos 1 marido querendo reatar a velha amizade perdida desde a adolescência.
Ah! vai te catar Ô, dá licensa!!

Unknown disse...

muitos passam em nossas vidas falando que são nosos amigos e amigas de verdade ....quando nós vamos ver são os nossos pior inimigo...sempre fala oisas negativas insentiva nós fazer coisas erradas...o que eu digo que hj procuro ser a mimha propria opinião os que as pessoas fala não ligo faço por mim e coisas boas...

dka disse...

a pouco tempo passei por traição dupla entre amor e amizade minha amiga estava de caso com o meu namorado por trás e eu inocente acreditava muito nela. ate q um dia por um simples assunto ela me conferssou q estava ficando com ele foi uma facada mais disse a ela:"q vcs sejam muito felizes espero q ele não faça com vc o q vcs fizerão comigo." desde desse dia, ela e ele me ligavam sem para mas disse de novo a eles dois"desejo toda felicidades do mundo a vcs agora me deeixam empaz por favor" agora ele vai fazer com ela o mesmo q fez comigo pq ele ja demostrou...e se ela vier pedi me ajuda quando isso acontecer darei pra ela ver q ela tinha uma amiga.