15/10/2007

O tempo que passa, não volta

Quando menos penso, me dou conta de como o tempo passa rápido. Aos seres que amamos, e temos ao lado, muitas vezes até os ignoramos, não nos comportamos com eles como merecem. E sem perceber, chegará o dia que em que vamos querer estar perto deles, e quando quisermos sentí-los, eles não estarão, já terão ido, o tempo passou e será tarde demais, não poderemos mais dizer o que nunca fo idito, e muito menos poderemos dar detalhes que no tempo deles, não dissemos. Construímos sonhos de longe, os acariciámos de longe, propusemos nossa luta por eles, até deixamos ir as oportunidade, porque acreditamos que depois será melhor, e haverá mais tempo, mas quando menos pensamos, e queremos tentar de novo, tudo haverá acontecido, e será tarde demais. E não é pessimismo dizer o que eu digo, menos ainda é uma luta contra o tempo, é acima de tudo, saber valorizar o sagrado momento de vida, que não se repete, se deus nos dá para a saber usá-la e viver bem, como ele quer. As crianças não serão sendo crianças, cada dia vão crescendom e cedo ou tarde, saem do ninho, e voarão pra longe, porque não voltarão a ser crianças, e o tempo que compartilhamos com eles não será igual, já terão crescido.

Em uma semana não se recuperam as matérias que por não ter estudado o ano todo nós perdemos, e quando queremos reagir, o ano estará reprovado, teremos caído, e de novo se não reagirmos, talvez até fracassemos. A vida não é comprada, nada é eterno, tudo passa no tempo. E ainda há quem digas que vive aborrecido, que não há nada o que fazer, ou que sente que tudo está feito, que apenas esperam o que virá. Mas o tempo é sagrado, cada segundo é vivido apenas uma vez, jamais se repete, e ainda que Deus por seu imenso amor, nos dê de presente milhares de segundos, o tempo perdido não voltará, e ninguém mesmo que saiba demais, poderá adivinhar o que lhe falta pra viver. Muitas vezes não pensamos no que temos hoje, e que amanha talvez não tennha; seres queridos, oportunidades, amor, carinho, atenção, trabalho, amigos verdadeiros. A frase que martela dentro de nós e pra nós: Quando eu tinha tudo isso, não era capaz de valorizar. Ou então: Como me arrependo de não ter sido uma pessoa melhor com aquelas pessoas que queriam ser meus amigos, meu pais, com aqueles que me davam carinho, com meu cachorro, e e por ai vai. Dilemas que sempre batem dentro da gente, mas que só nós mesmos sabemos, e até mesmo onde erramos. É ai que começa a doer.

Tesouros que não valorizamos, as palavras que nunca dissemos, o carinho que não demonstramos, as pessoas que estão a nosso lado, nunca aproveitamos, o esforço que não fizemos em seu momento de permanência em nossa vida, o sonho que mesmo de longe abraçamos, o que podíamos fazer ontem, e não fizemos, aquilo que nos propusemos a fazer perecendo ou cansando, tudo isso vai abraçado junto com o tempo. Por isso tento aproveitar como posso o meu hoje, o tempo que me foi dado pra dizer que sou um grande amigo, esse que desde sempre imaginou e sonhou assim como sou, e que talvez eu possa não ter etendido e não entenda o que deus quer de mim, mas aos poucos tento compreender isso o tempo todo, e que não há porque me desesperar, e nem confiar demais naquilo que queremos, porque deus dá a cada coisa o momento certo, simplesmente precisamos ficar atentos, para que nada nos surpreenda desprevinidos, como faz o nosso irmão tempo. Quem não gostaria que ele não passasse ás vezes e que fosse eterno? Mas ele não é.

4 comentários:

Anônimo disse...

tempo,tempo,tempo...talves a unica barreira que o homem não consiga traspassar,nas como não podemos supera-lo podemos ao menos fingir que ele não nos afeta ou talves não nos afete mesmo talves todo o tempo não passe de mais uma ilusão criada pelos homens para que os ajudem na sua solitaria peregrinação pela vida.gosto de pessar que existe sim a eternidae pois se penso nisso tenho mais coragem para viver,pois se pensamos que não existe nada alem qual seria o sentido da vida?

Kênia Garcia disse...

Tempo...tentar usá-lo a favor de nós mesmos, nem sempre é possível, mas é algo que faz a vida valer a pena ser vivida.

Anônimo disse...

Por causa do tempo eu perdi e ganhei. O tempo, na maior de suas vezes, é cruel, e tende a nos fazer refletir sobre as nossas escolhas.
Vai no meu blog, postei uma coisa muito interessante!
Abraços! \o/

Tallarico disse...

Isso ai kra, c vc enxergou tudo isso q escreveu quer dizer q d agora em diante o tempo naum será mais um inimigo, e sim um amigo q anda lado a lado com vc, q sempre q vc precisar vai t ajudar... só não podemos pisar na bola com ele pq ele vai avançar um pouco na sua frente... um dia ele t perdoará é claro, mas enquanto vc naum alcançar ele ficará perdido do tempo,rs...