22/10/2007

A mesma sensação de vazio.

O que é essa sensação? Porque o sentimos? É tão ruim e ao mesmo tempo tão anastésico. Sentimos a sensação de vazio por milhões de razões. Ao lembramos do passado ou de alguma situação ruim do presente. Ao visualizarmos o rosto de alguém que nos marcou ou por apenas lembrar de acontecimentos remotos mas que de alguma forma nos fazem sentir o vazio. A sensação dele e inexplicável, não é possível dizer o que sentimos na hora mas invariavelmente me sinto assim. Dá pra se pensar em tantas coisas estando nesse estado? Sabe a hora de dormir? Nessa hora, os momentos mais melancólicos da nossa vida passam na nossa cabeça, ficamos pensando por um bom tempo em tudo, em nossa vida, nas pessoas que deixamos ou que nos deixaram, traz um ar de nostalgía que é bom e ao mesmo tempo não é. Você certamente fica com expressões sérias, e muito, mas muito triste ou de certa forma preocupado, dependendo do que tanto lhe incomoda.

O que faz sentir isso? A depressão? A tristeza? A angústia? O que pode ser? Tentaria explicar em muitas palavras mas não consigo, só posso dizer que o sentimento desse vazio é como ter visto algo chocante, ou ter tomado uma dose muito forte de algum remédio, você simplesmente desvia o olhar e fica parecendo que tomou uma caixa inteira de Valium, o pior é que sentir essas coisas pode ser a qualquer a hora, mas na hora que nos deitamos na cama, e estamos com esse buraco no peito, não se pode descrever, você quer gritar em silêncio mas não pode, você quer chorar mas não consegue, está imóvel, e a única coisa que consegue é pensar, e pensar simplesmente, nem mais nem menos que isso. Quanto a sensação de ''nada'' dentro de si, é realmente como um todo, você sente que não têm há mais nada, a mente não está em branco, mas o resto de você sim. É terrível porque a angústia toma conta do seu ser, brigando consigo mesmo e perguntando o motivo de muitas coisas terem dado errado com você e pra você.

Eu sei que não devemos nos martirizar sempre, não devemos pensar em coisas que nos fazem mal, mas tem horas que não dá pra aguentar, é como sempre comparo mórbidamente a atitude de um usuário de drogas com a das pessoas que sofrem de depressões, transtornos bipolares ou síndrome do pânico: Por mais que digam, saia disso, pare com isso, deixe disso, não é tão fácil assim. Quem está de fora não consegue compreender, mesmo a velha frase: ''isso faz mal a você'', é faz sim, todo mundo sabe o têm e o que sente, mas deixar isso de lado, como dizer, ''desprender-se'' de vivenciar isso, é outra história. Quando alguém me diz que não têm nada, que já viveu triste, e agora está bem, acha que eu acredito? Não mesmo. A pessoa só tenta seguir em frente mas pra si própria continua tendo recaídas. Nem adianta alguém chegar aqui e dizer frases feitas porque isso não cola mais pra ninguém. Acho que todo mundo tem seus anos de provação, e o mais interessante é que as pessoas de fora, sequer imaginam que por trás daquela ''imagem aparentemente feliz e perfeita'', há muito mais do que isso. Eu não estou me focando, não estou me colocando na primeira pessoa do texto, falo por mim e por todos os que leêm aquilo que escrevo.

A maioria deve sentir as mesmas coisas, passar por situações semelhantes, mas a diferença é que geralmente todos se calam, o meu caso é um pouco diferente, já tive o meu tempo de resignação, e atualmente tudo é na base do ''bateu, levou''. Mesmo tendo trocentos problemas, não deixe jamais que alguém te ponha abaixo ou te inferiorize. Mesmo que você tenha suas madrugadas infelizes pensando se deve se matar ou o que fará com sua vida, não deixe ser atingido pela maldade alheia. Acredito que o caso de muitas pessoas é isso. Você que nesse momento está lendo isso aqui, quantas vezes não sofreu calado ou deixou ser humilhado? Enfrente, é o único jeito, e o melhor jeito também. Por mais que existam seus dramas internos, seus medos, anseios e tristeza, guarde eles pra si. Diante dos outros seja "feliz", vista a máscara da felicidade, digamos assim, só não deixe ninguém perceber que é fraco ou que tudo podem contra você.

Estranho não é? Começei falando do Vazio, o meu grande foco do texto e acabei mudando um pouco os rumos, mas posso completar: Tudo isso está ligado a ele, juntamente com aquela sensação de estar gritando e ninguém consegue te ouvir, acho que alguns são afortunados e conseguem alguém pra ouvir mas o mais chato é quando as pessoas entendem ou dizem entender e na hora se sentem frustradas por ouvir as mesmices de sempre da sua boca, então o melhor é calar-se, não dizer nada, fingir que tudo está bem com você e apenas se uma outra pessoa consegue te entender, é o melhor jeito, falar sem ser censurado. O pior é quando ninguém entender e fazem perguntas absurdas sempre levando um porquê na frente, é muito chato ter que fazer uma retrospectiva de tudo aquilo que te deixa mal pra alguém e portanto o conselho acima precisa mesmo ser aplicado. Quanto ao vazio que sentimos, e todo o resto, como falei lá no começo sobre provações, um dia isso tudo acaba, só basta você encontrar o caminho certo, pode durar anos ou meses e semanas, só não vai ser eterno.

E devemos lembrar algo, que ninguém lembra quando está ''super feli'', que é esqueçer de tudo, das pessoas que te apoiaram quando você precisou, quase todo mundo deixa de lado os antigos valores, quando você se torna mais um dos comtemplados, jamais, eu disse jamais pode se esqueçer dessas coisas, mas sempre fazem o contrário, sempre. Poderia dar uma lista, só que sabe o que é pior? Não queria estar na pele dessas pessoas que conseguem uma mudança instantânea na vida, e estão praticamente felizes. Mentira. As mudanças foram feitas e elas estão superficialmente acabadas, só que fingem muito bem que são intocáveis e tudo vai bem pra elas, também não hesitam em machucar outras. O nível pior é quando sempre foram extremamente ruins, e mesmo vivendo bem atualmente, um belo dia, as coisas mudam e elas são invandidas por tantas coisas, chegando ao status de sofrer mais do que você. Nessa hora a pergunta é: Como e porque? A resposta: coisas da vida. Quando se está por cima, mas com um passado duvidoso, onde machucou e aprontou muita coisa, um dia isso lhe é cobrado. Já quem sempre viveu por baixo, cabisbaixos pelo canto tem duas opções: ser igual ao primeiro (o mesmo fim), ou ter plena sabedoria em colocar os pés no chão e com total humildade.

Pois é, isso é muito raro, pelo menos até hoje nunca conheci ninguém que tivesse mudado sem precisar usar os ''plenos poderes'', que seriam, desprezo, maldades, bom, tudo de ruim que você possa imaginar, alguns nunca usam tudo isso, só em machucar de modo sutíl já basta pra eles, os outros tipos encontramos em qualquer esquina disfarçados de bondade. Finalizo dizendo que o vazio te faz repensar em tudo, te dá forças ou não te dá nada, você só consegue parar no ar como se flutasse, ou estivesse imóvel numa cama, apenas pensando em tudo o que precisa fazer pra mudar, mas mudar para melhor. Porém tudo que vivemos de rum nos faz ficar ''blindados'' e um pouco mais duros e porque não dizer beirando a frios. Não é culpa nossa. Já devem ter lido ou visto isso em algum lugar mas vou citar o dilema do ouriço: ele tenta misturar-se com os outros de sua espécie, mas nunca consegue, pois ele e os outros machucam uns aos outros com os espinhos, e por isso acabam ficando sozinhos. O mesmo com as pessoas.

14 comentários:

Kênia Garcia disse...

A cada post que leio me surpreendo ainda mais. Mais um belo e realista texto. Bastante aplicável em nossas vidas.

Parabéns!

Nasdark disse...

Obrigado Kênia pelos elogios. E olha que eu achei que me perdi no final, e me cobro muito achando que não ficou bom e tal, mas só quem lê pode interpretar da melhor maneira possível.

Anônimo disse...

a sensação de vazio,não nos persegue... ela esta sempre dentro de nós o que ocorre é que nós passamos a vida tentando imaginar que é mais uma coisa que não existe mas sabemos que ela esta lá sempre a nos atormentar em nosso inconciente,pensamos que temos pessoas ao nosso lado mas é ilusão pois estamos sós:nascemos sós e morreremos sós,é algo que não temos como evitar a vida toda é um grande mar de vazio.mas se você caro leitor não quer se sentir só, é só fechar os olhor e pensar que o que digo é bobagem,mas sabe lá no fundo que tudo isso é verdade estamos sós!e o vazio que sentimos é reflexo da solidão que habita o nosso ser.
PS:Este tema foi uma boa escolha Nasdark...

Anônimo disse...

CITO: "A pessoa só tenta seguir em frente mas pra si própria continua tendo recaídas."

Com certeza, na verdade somos todos nós mentirosos pelo menos uma vez por dia.

Nesse texto vc se utilizou de uma linguagem um pouco mais popular e acertou. Acredite, isso funciona.
Bem, mais um belo texto...enfim, acho q apaguei a Morrigan da minha vida..não definitivamente..mas é hora de chorar por outras coisas..se tiver curiosidade visite meu blog. Abraços.

Nasdark disse...

Hum obrigado, ainda bem que há aqueles que apreciam o que escrevo, e captam a verdadeira essência sem usar adjetivos comuns como´já aconteceu com outros.

Anônimo disse...

Segunda vez que leio esse blog e gostei muito do realiso e profundide co que vc aborda os temas. parabens!
Abraços

Anônimo disse...

Hahahaha, me perdi junto com vc no texto, mas engraçado, eu to com essa sensação d vazio faz um bom tempo... e notei q, pelo menos comigo, ela ocorre quando lembro d assuntos inacabados na minha vida... naum sei c é o mesmo p/ vc, mas acho q essa sensação é sentida pelas pessoas d maneiras diferentes...

Nasdark disse...

Obrigado pelo comentário VOCE ESPECIAL.

Daniel depende de como você capta esse vazio, eu acredito que têm haver pelo menos ao meu ver, de ausências de coisas ou talvez causadas por sitauçãos que vivemso eu que deviam dar certo mas não deram. Geralmente os vazios tem dois tipos de motivos únicos, e são sensações surpresa no caso, e acho que cada pessoa têm isso a medida que vive, mas não basta viver rindo e sendo falsamente feliz pra chegar e dizer que sente tal coisa, porque as vezes a pessoa só está triste e nem sente o mesmo que você.

Anônimo disse...

Primeira vez que leio este blog e ja gostei e me identifiquei com algumas passagens do texto. Concordo plenamente quando vc diz que todos esses sentimentos estão ligados ou melhor o vazio seria uma consequência da soma desses sentimentos...

Anônimo disse...

Hoje estou me sentindo exatamente assim, só, vazia, como se ninguém existisse, nem meu prórprio e único filho....um vazio horrível, questionável por mim mesma...porquê? a resposta é que parece que estou anestesiada pelos fatos da vida, cansada e extremamente abandonada no mundo, vontade de ter com quem conversar e esse "alguém" não existe....vontade de desabafar, gritar, chorar e não ter ninguém que possa me ouvir...de qualquer maneira sei que não sou a única.

Anônimo disse...

Amei entrei aqui por está me sentindo vazia e encontrei como me fazer sair um pouco ou quem sabe desse vazio que pra mim nao me faz bem e sim muito mal...Obriga!!! Mil beijos!!!

Anônimo disse...

Saio daqui com mais "força" ou menos vazio... ainda que por momentos.. e é essa para mim uma questão complicada, num minuto alguma coisa te motiva muito mas sem te aperceberes passado um tempo, dias, minutos, estas com uma sensação de angustia, vazio e cepticismo total sobre voce proprio e o mundo que o rodeia.
espero que não dure para sempre...
obrigado pelo texto
abraço

Liliana disse...

Tem dias que eu me sinto com uma sensação estranha e acho que é um vazio, como se eu estivesse imune a pensamentos positivos e consiga agir positivamente, as vezes parece ser impossível, ja fui muito optimista, e se estava mal, ficava logo bem, agora não é bem assim, e por conta disso ando a fumar demais, e as pessoas dizem 'andas a fumar muito' e é verdade, ando a fumar demasiado. Não sei o que fazer. As vezes sou tao pessimista, pessimista com o meu namorado, pessimista q não sou uma pessoa agradavel, engraçada, que nao sou faço ninguem feliz ou que sorria comigo. Mas eu sei que sou agradavel, q se divertem e sou engraçada, porque tenho isto? enfim, é o ser humano, é a nossa maneira de ser e tudo depende da nossa mente. E como disse a Halley estamos sempre sos, podemos sentir, tocar, mas, se pensarmos bem nisso, nos estamos sozinhos porque nos pensamos e ninguem vai ser o q pensamos, ninguem vai sentir como sentimos ninguem é capaz de nos entender como nós. por vezes tentarmos explicar o que pensamos e como nos sentimos não vamos conseguir passar essa imagem e a pessoa nc vai conseguir perceber, é por isso que quando estou triste, e me sinto fazia tento n dizer a ninguem , porque a pessoa que me ouve nao vai sentir, ela quer ajudar mas nao ajuda. E nessas alturas so quem amamos é que nos consegue por bem. e Felizes. Quem n tem uma pessoa para amar, é dificil n estar nessa solidão, nesse vazio. Amem muito. é o que tenho para dizer. Não sou religiosa, nem um pouco. Nao acredito no que nao vejo, se já é dificil acreditar em factos existentes, quando mais no nao existentes. Beijos. (foi um desabafo, pois estou agora com um vazio, acabei de acordar e me sinto assim)

Anônimo disse...

"Diante dos outros seja 'feliz', vista a máscara da felicidade."
Realmente, as vezes é o melhor que devemos fazer. Por mais sinceras que possamos ser -o meu caso-, as vezes é necessario usar essa máscara.