01/11/2007

O que é uma lágrima?

Uma lágrima é um pouco de alguma coisa, dizer adeus ao que os olhos viram antes da lágrima aparecer. Porque as imagens de antes não serão mais as mesmas. Porque cada vez que as olhamos, depois da lágrima, as imagens estarão impregnadas de sua mistura úmida, desse sombrio fogo que queima nossas pálpebras. A lágrima pode vir en silêncio, quando estamos quietos em nossa cama e deitados olhando pro teto ou virando o rosto para a janela e visualizando o céu nublado ou estrelado, e de repente começamos a pensar em tantas coisas, e ai entram as lágrimas, silenciosas, que podem vir em muita ou pouca quantidade, nos fazendo repensar mais e mais, e tentar entender tudo o que passamos. Pensar é sempre uma porta de entrada para que estas lágrimas de silêncio possam aparecer, varia de pessoa pra pessoa, até mesmo lágrimas de remorso podem aparecer. Acredito que as pessoas só choram com vontade mesmo, quando estão realmente arrpendidas do que fizeram, ou se sentem mesmo muita dor.

Nem alegria, nem a dor, nem a luz, nem a fé, nem a amizade e nem mesmo o amor. Mas acho que o que mais muda uma lágrima, é o ser que chora. Comigo as lágrimas foram mudando de acordo que as derramei em minha vida: la que inaugurou a saudade da minha infância, a que plantou o grito de rebeldia pelas injustiças que foram cometidas na minha adolescência, a que brilhou como uma estrela de Belêm no céu para me indicar o caminho que me levaria a a bela e ao mesmo tempo feia luz do amor que nos faz mudar. Quando alguém te diz que chora ou chorou por você, é possível acreditar? Sim e não. Os tempos mudam, as pessoas mudam e quando ouço tais palavras hoje em dia, simplesmente fico em dúvida. As lágrimas mudam sim, mas mudam você pra melhor, mas quem muda de outras maneiras tendem a mudar também pra pior, como por exemplo os que não choraram tanto e são facilmente manipuláveis por outras pessoas que acabam por influenciar suas mentes e seu modo de viver.

Lágrimas existem de todos os tipos, há aquela que apaga o reflexo de cada pessoa no mundo, aquela que teria mudado o seu toque, seu pedaço de pão, sua cota de alegria, e seu renovado e assombrosso cotidiano. A lágrima que desperta pra vida, que nos deixa mais fortes a cada dia, que reflete os bons dos maus, os falsos dos verdadeiros, é verdade as lágrimas que derramei me fizeram mudar. Nossos inimigos choram, nossos ex amores, choram, nossos pseudo amigos, colegas enfim todo mundo chora, mas será que conseguem ter um pingo de decência e conseguem ser honestos com você e com eles mesmos? É claro que não. Será que de estas pessoas podem se dizer amantes, amigos ou apaixonados mesmo com o coração completamente negro?

Essa lágrima que, não sei porque, parece magia, que parece um inesperado milagre, dissolve os espinhos que insistem em crescer nas pessoas que se amam, e as que vão começando sem serem advertidas, e vão impedindo que um se aproxime do outro por medo de se machucar e por medo de machucar também, e outros não querem dizer o que conseguem ver, o que os toca ou que sentetem, senão tapariam o rosto e negariam, e negariam veemente. A lágrima pode ser eterna, pois o que fazemos agora na nossa vida, seja machucando o próximo, deixando pessoas tristes, e tudo mais, isso um dia vai refletir no futuro, e o pior é que não será nada tão bom de se passar. O menosprezo e a maldade de hoje serão a angústia e a dor dessas pessoas no futuro de amanhã.

Nenhum comentário: