23/11/2007

A temida incompatibilidade de gênios

Já sentiu-se deslocado? Sabe o que é essa sensação? É quando estamos num círculo de pessoas conhecidas e sentimos que nada temos haver com aquilo tudo e com aquelas pessoas, frequentemente isso é comum com desconhecidos, mas e quando acontece com pessosas conhecidas de anos que são seus amigos? Estranho falar disso. Depois de anos de amizade a gente sente que há alguma coisa errada, uma palavra proferida pelos dois lados pode magoar profundamente ou só magoar, ás vezes uma frase simples pode causa muitos problemas internos, o silêncio quer dizer muita coisa nessas horas e as pessoas não percebem ou imaginam que você se magoou. Outro problema é quando você percebe que está sendo ou deixado de lado, ou sutilmente excluído, é como se uma conversa fosse apenas dirigida a determinadas pessoas menos a você. Não falo de simplesmente estarem deixando de lado a sua pessoa, mas sim pelo assunto que é falado, não te causar nenhum interesse, ou aquelas palavras são tão simples, tão tolas, que não te despertam a participar da conversa. Neste caso nós mesmos nos excluímos.

Só que fica bem claro quando as pessoas fazem esse maldito costume, começamos a perceber que não temos nada mais haver com elas, com sua realiade, e por incrível que pareça um tipo de círculo se fecha, mas ao invés de girar á volta de 5 pessoas, acaba girando apenas á volta de duas pessoas. Parece que excluem as demais, tudo o que dizem faz mais sentido, o que você faz simplesmente não funciona pra elas, suas palavras são duras e as delas sim são as mais ideias de se ouvir. Nesse caso qual o problema aqui? Você que têm uma mentalidade á frente delas ou elas é que são incompatíveis com você? E porque no começo isso não acontecia e justamente anos depois é que isso acabou evidente? Pensar nisso soa um pouco decepcionante mas não causa estragos, você apenas está vendo uma situação e não pode fazer nada, ao mesmo tempo que se tentar, sabe que vai ser inútil. As pessoas tendem a ser acostumar mais com umas do que outras, e quanto mais diferentes ou difíceis somos, criamos uma barreira á nossa volta.

Toda essa compatibilidade de gênios nasce no dia que conhecemos pessoas que aparentemente parecem ter muito haver conosco, os anos passam, e dependendo do que elas vão vivendo a tendência é que excluam você da vida delas, nada têm haver com elas, apenas os novos conhecidos é que têm. O mesmo efeito ocorre nos outros lugares, seguimos com tais amizades, tudo continua igual até que uma hora o castelo começa a ruir, seja por sua parte ou pela deles, o pior de tudo é estar num lugar onde ficamos incomodados com a forma com que tudo é conduzido, como as pessoas conversam, e quando é exposta a forma cuja qual, também queremos nos distanciar. Ninguém faz nada. O que poderia ser feito? As pessoas não têm o costume de perceber tais coisas, e quando percebem, acham que os motivos são os mais banais ou talvez os piores possíveis, numa fase dessas o que se diz e o que se escuta para outra pessoa é algo muito sério, uma simples frase, juntamente com o que foi dito por mais uma pessoa, podem simplesmente criar uma espécie de espaço para gravação no nosso cérebro, ao mesmo tempo que lembra paranóia, mas não é, apenas percebe-se o que está errado, e o que não deve ser dito e muito menos mencionado, pois é discussão na certa.

Situações como essa acontecem principalmente na amizade, e se tratando disso são muito complicadas, o terror psicológico é evidente, além das doses de decepção que volta e meia nos cercam. É meio difícil dizer pra nós mesmos que aquelas amizades chegaram num ponto que te fazem mal, ou te desanimam e não te dão nenhuma perspectiva de melhorar, pelo contrário, a tendência é que as conectadas fiquem mais fortes e a sua acabe se apagando aos poucos. Difícil também entender porque chegou naquele ponto, e porque uma das pessoas não tentou salvar tudo isso. É como eu sempre digo, pensar demais nunca é problema, o problema são quem escolhemos pra fazer parte da nossa vida. Acabamos no fim, sofrendo sozinhos, morrendo sozinhos e vivendo sozinhos, é assim que é o ser humano, ás vezes de que adianta o restante? Quando você não têm ninguém pra conversar, ninguém pra falar de você, pedir conselhos, rir ou chorar junto, acaba tendo que entender tudo sozinho do mesmo jeito. E por este motivo que nunca foi nem mesmo será ruim termos uma mente diferente das dos outros.

Moenia - Molde Perfecto

8 comentários:

Anônimo disse...

Acho que nós como jovens temos a responsabiliade de pensar a respeito da sociedade que queremos e tentar faze-la, mas as vezes algumas coisas me assustam..

como essa psquisa aqui oh:
http://www.bemparana.com.br/index.php?n=51889

Eu me assustei quando vi a situacao das adoloescente no brasil...
Sera porque hoje em dias as coisas parecem aconterer mais cedo do que antigamente??


Abraços

Kênia Garcia disse...

Olá! Gostei de sua reflexão/opinião..é algo que em algum momento da vida passamos ou ao menos presenciamos.

Há algo em meu blog pra você.
Beijos!!

Nauáli disse...

oi,
talvez você ache um comentário meu perdido por aí... em um texto sobre a raiva, sendo mais específica...

não sei bem o porquê, mas eu fiquei com uma vontade enorme de falar com você. Conhecer um pouco mais do que se passa em seu coração. Não sei... só vontades...

beijo verde que nem banana

Nauáli disse...

Quanto ao meu comentário... postagem do dia 06/08/07

xD

Nauáli disse...

ahsuahsuashuashahaa
estou proibída de entrar no msn... longa história, mas
de qualquer jeito, te add lah. Embora talvez eu tenha que sair correndo uma vez ou outra...
xD

vc eh da capital do Rio?
Que feliz....

Nauáli disse...

ashaushuahsuahsuahsauhssaa
Espanha é um lugar interessante, mas você é feliz por estar numa cidade que nunca dorme. Tem bem mais habitantes que a cidade que eu moro e mais possibilidades de conhecer gente massa.

Quanto a pele, é legal. Se eu fosse refletir sobre minha vida... Não estaria tão feliz assim. Todos tem pele e nunca dão atenção.

Ah, Um dia eu vou pra Espanha. Aí eu caso com um cara rico de lá e te mando de presente uma passagem.
xD

Você faz o que da vida?

Anônimo disse...

ahsuahuahsuashahsahaa
boa idéia... tá linkado.
xD

ahh
ator? que massa! eu quero fazer faculdade de artes cênicas, mas só depois de fazer Direito e ganhar muitas causas.
Você tem razão, realmente amo conversar e ler.
Operador de telemarketing! É realmente interessante isso, porque eu gosto dessa profissão. Um dia um op. ligou aqui em casa e eu passei uma hora conversando com o cara. Descobrí que ele gostava de Slipknot e estava tentando convencê-lo a gostar de algo mais feliz. Aí quando eu tava passando uma receita de bolo, chegou visita aqui em casa.

Vou ser alguma coisa relacionada ao Direito, mesmo porque eu moro em uma das cidades satélites da capital do país. Talvez eu seja procuradora da república. Você não é traficante não, né? Senão eu vou ter que te denunciar. muahahahahaha (risada malévola)

xD

emails são legais

Anônimo disse...

Olá rapaz! Quanto tempo hein?! Fim de ano é uma barra pra mim, entaum naum tenho entrado no msn... como vai? Perdão, não li todo o post de agora, mas vim pra te desejar um feliz natal! Boas festas!

By the way, algumas coisas tem acontecido comigo, axo q estou ficando mais filosófico..XD

bah, meu blog já não presta mais, acabo de criar outro, dessa vez não para os leitores, apenas para mim, e acho que agora tah funcionando!!! =)

Apareca no msn! Abraços! o/