26/06/2007

Prazo de validade.

Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebem o amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade, e eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem os meus amigos. Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não têm noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, tremulamente construí. Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles. Ás vezes me caem algumas lágrimas por não estarem junto a mim, compartilhando dos meus dias. Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos que sabem que são meus amigos, e, principalmente, os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos. "A gente não faz amigos; reconhece-os."

Se você é daquelas pessoas que pensa demais sabe muito bem do que estou dizendo, e sejamos realistas sem ser hipócritas: Todo mundo ou quase todo mundo tem um prazo determinado para permacer na sua vida. Por um lado isso é bem óbvio mesmo, mas se tornou uma coisa tão comum que parecemos produtos descartáveis pra alguém. Há tantos tipos de amizade e de pessoas, que se torna difícil ser preciso. Isso pelo pra mim é extremamente revoltante. Algumas pessoas odeiam que eu fale nisso mas não me canso de dizer ou pensar: Desde o momento no qual ninguém precisa mais de você, seja por estar feliz e amando ou com novos amigos supostamente melhores que você (na cabeça da outra pessoa), o seu prazo de validade começa a ser contado á partir dali. Fora as muitas ações que virão á seguir. Acredito que conhecemos como vai ser uma amizade através da conversa. Com alguns o assunto não se desenvolve e não chegamos a lugar algum, e outros que são arrogantes fazem com que a gente repense muito o conceito de educação. É muito chato ver essa gente toda ser superficial, desses eu prefiro ficar longe. Lá fora se vemos falsidade nos afastamos e aqui dentro se percebemos que não nos trazem nada de bom e nem estamos trazendo nada pra pessoa, o melhor é deletar.
Hoje em dia é muito mais fácil, pelo menos pra mim "prever" ou porque não supor que tudo começa quando termina? Seria como ter olhos de "Shinigami" (deus da morte), estes seres são capazes de prever quanto tempo resta de vida para um ser humano só de olhar pra ele. Neste caso fazendo uma alusão acima, eu diria que não sou capaz de olhar pra você e dizer que você vai morrer, é óbvio que não, até porque não sou nenhum semideus, mas posso apenas por suas ações e atitudes saber quanto tempo estará presente na minha vida. Há coisas nessa vida que são totalmente imprevisíveis, mas se você se treinar sua mente e a si mesmo, levando em conta também todas as coisas que já passou, é possível sim evitar muitas coisas. Podem achar bobagem ou o que for, mas pra mim tanto faz, pois não me importa a opinião alheia. Já foi tempo que me importava demais com o que vão pensar ou achar e hoje em dia eu quero é que se danem mesmo, não vou mudar meu jeito de pensar só por isso. Cada um olha a vida ou a vive como quer, o que é dito aqui é uma grande verdade. Só você evita ou não quer enxergar. Podem dizer que estou errado, mas sempre é assim. Quantas vezes você se deparou com pessoas que não querem manter nenhuma corrente de amizade com você porque simplesmente elas não precisam disso? O que dizer então daqueles que esnobam ou como já li várias vezes dizem que "odeiam desprezo", e tratam você com tal? O que dizer desse tipo de pessoa? Eu concordo sim que todo mundo, você muda, eu mudo o ser humano muda, mas a gente precisa matar os valores, todos eles? Usar as pessoas?

Lá fora é muito mais fácil você lidar com várias questões, o confronto é único, pois você resolve ali ou não resolve, mas se não resolver o peso por não ter feito tal coisa fica dentro da sua cabeça por vários dias ou semanas, até que se apague, mas não quer dizer que você esqueça e a única coisa que vai existir é um certo medo. Medo de não ter feito quando podia. Agora, aqui dentro as coisas mudam, ficamos livres das maldades do mundo de fora? Um pouco. É ilusão achar como eu achava, que aqui dentro estaríamos completamente livres, mas é o contrário. Você pode conhecer qualquer pessoa e esta mentir pra você ou até querer mesmo ser sua amiga ou se apaixonar por ti, mas será que é verdadeiro? Conhecemos as pessoas ou não a fundo. Algumas têm muita sorte e mantém uma coisa duradoura, as ações e os anos que estão com você ainda que tenham se encontrado uma ou duas vezes, talvez nenhuma. As cartas trocadas e os e-mails e telefonemas. Sim, existem pessoas leais, poucas, mas existem, isso não quer dizer que não haja "prazo de validade" com essas, ninguém está livre. Também há aquelas que são erros, fingidas que chegam como se trouxessem algo a acrescentar na sua vida e mostram depois de anos que depois de alguns anos de amizade você foi apenas algo que ela precisou porque não tinha ninguém e quando achou, fez você se perder. Há também ainda as amizades de orkut e msn, só que hoje em dia tudo se tornou tão previsível que não dá pra levar a sério todo mundo, chega a soar engraçado ver as pessoas no orkut se fingindo de felizes, amada por todos, fotos e tudo mais. Parece que tentam ser aquilo que não são sabe? Vou sempre me opor ao que não é certo. Claro pra chegar a um certo nível precisa passar cinco fases quando passamos por momentos difícieis: negação, compreensão, raiva, depressão e finalmente a de se conformar. Todas não ocorrem sucessivamente, mas surgem de forma aleatória com o ir e vir. O mais importante é alcançar a última fase, e dai por diante você já aprendeu sua lição. Realmente tudo isso nos muda, mas não há outro modo, porque senão for assim, todos acabam debaixo da terra. A verdade é que todo mundo quer mostrar o que não é, seja aqui ou fora. O mundo é que anda corrido demais. O ser humano tem a necessidade de sempre buscar o novo e atual, e assim esquece de quem já informou o suficiente. Ficou difícil acreditar nos outros.

Um comentário:

desabafo de um solitario disse...

realmente tudo que estar escrito e verdade, neste mundo ta muito dificil de acreditar nas pessaos, ficou muito bom mesmo, que o senhor te Abençoe e te quarde...